Qual o melhor tênis para a prática de atividade física?

Por: Dr. José Fábio Lana
Os movimentos específicos de cada esporte oferecem impactos diferentes em áreas específicas dos pés, portanto exigem do tênis "reforços" especiais nas regiões mais solicitadas.
Há esportes cujo impacto maior ocorre na parte plantar próximo aos dedos, como o vôlei e o basquete. Já a caminhada e a corrida na parte plantar próximo ao calcanhar, exigindo assim reforços e matérias primas com densidades e qualidades diferentes.
Existe uma necessidade de adquirir um par de tênis específico para cada prática esportiva. E é necessário também, realizar um exame que analise o tipo e o impacto da pisada (podoscopia), já que cada pessoa apresenta individualidades anatômicas e mecânicas nos movimentos.
O tênis inadequado não oferece segurança quanto a absorção, flexibilidade e distribuição do impacto em um determinado movimento esportivo, acarretando impactos excessivos e torções que podem comprometer toda a estrutura articular. Esse impacto pode gerar desde pequenos traumatismos até verdadeiras lesões ortopédicas graves.

Imagem meramente ilustrativa


Também ocorrem consequências ortopédicas para a pessoa que tem um pé plano, por exemplo, e compra um tênis para um pé arqueado ou normal. Hoje a tecnologia empregada na fabricação de calçados esportivos apresenta tênis que respeitam a morfologia (desenho do pé e sua curvatura) de cada pessoa.

O erro mais comum é quando se escolhe pela estética, comprar o "tênis do momento" é o erro mais cometido. Tênis é instrumento de ganho de saúde e ganho de desempenho de movimento, tênis certo nem sempre é o tênis bonito.

Com todas as opções de tênis esportivos a disposição, como você pode ter certeza de que está escolhendo o par certo? A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos dá algumas sugestões:

1 - Experimente os tênis esportivos no final do dia ou depois de malhar, quando seus pés estão mais inchados.

2 - Prove os calçados com meias apropriadas, que você irá usar enquanto estiver praticando esportes

3 - Já com os pés dentro do tênis tenha certeza de que poderá mexer facilmente os dedos quando estiver usando o calçado

4 - Ande um pouco ou até mesmo corra alguns passos na loja enquanto estiver experimentando os tênis

5 - Aperte os cordões do tênis quando for experimentá-lo. Comece pela ponta e ajuste uniformemente

6 - Tenha em mente que o calcanhar deve caber firmemente dentro do tênis, sem escapar

7 - Se você pratica uma atividade física específica pelo menos três vezes por semana, escolha tênis que são específicos para este esporte.

Na hora de escolher, vá até a loja de sua preferência, experimente vários modelos de várias marcas, não se preocupe se é o que está na moda ou não. Se possível, nas lojas que tiverem esteira, experimente correr com o calçado. Caso você não tenha nenhum problema ortopédico, compre tênis neutro, caso tenha algum problema ortopédico, consulte um profissional qualificado que possa avaliar e orientar o modelo certo à sua necessidade.
Dr. José Fábio Lana