Osteonecrose de Punho - Doença de Kienböck


Por: Dr. José Fábio Lana


A Doença de Kienböck ou osteonecrose de punho é uma patologia causada pela incapacidade de fornecer sangue ao osso semilunar. O osso semilunar é um dos oito pequenos ossos que fazem parte dos "ossos do carpo" no pulso.O osso é um tecido vivo que requer um fornecimento regular de sangue para a nutrição.Seo fornecimento de sangue a um osso para, oosso pode morrer. Isso é chamado de osteonecrose. Essa lesão no semilunar provoca um quadro clínico doloroso e ao longo do tempo, pode levar à osteoartrite do punho.


A causa da doença de Kienböck não é totalmente conhecida.Muitas pessoas com doença de Kienböck podem ter tido algum tipo de trauma no punho, como uma queda. Este tipo de trauma pode interromper o fluxo de sangue para o semilunar. Algumas condições também pode criar um ambiente de maior riscopara a doença. Por exemplo,a maioria das pessoas tem dois vasos que fornecem sangue para o semilunar, mas em algumas pessoas, há apenas uma fonte. Isto pode reduzir o fluxo sanguíneo para o osso.Além disso, se os dois ossos do antebraço(rádio e ulna) são de comprimentos diferentes, a pressão extra, podes er exercida no semilunar durante algunsmovimentosdo punho.Com o tempo,esse estresse extra sobre o osso pode levar a doença de Kienböck.


Imagem meramente ilustrativa


Os sintomas maiscomuns da doençade Kienböckincluem: dor intensa no punhoe inchaço, limitação dos movimentos do lado afetado(rigidez), diminuição da força de pressão da mão, dor ou dificuldade em posicionar a mão para cima. A doença de Kienböckprogridepor quatro estágios de intesidade.Se você é diagnosticado com a doença de Kienböck, seu tratamento com base em vários fatores, sendo o mais importante, o estágio da sua progressão.


Durante a primeira faseda doença,os sintomas são semelhantesaos de umaentorsedo punho.Embora ofornecimento de sangue parao semilunar seja interrompida,a radiografia ainda pode aparecer normal ousugerir umapossível fratura. Uma ressonância magnéticapode detectar melhoro fluxo de sangue e é útil no diagnóstico nesta fase inicial. Na segunda fase, o osso semilunar começa a endurecer devido a falta de fornecimento de sangue,este processo de endurecimento é chamado esclerose.


Para avaliar melhor o estado do semilunar, o seu médico pode solicitar exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada.Os sintomas mais comuns durante estafase são dor no punho, inchaço e limitação de movimentos. Na terceira fase, o osso semilunar já morto, começa a ruir e quebrar em pedaços. Como o osso começa a quebrar, os ossos circundantes podem começar a mudar de posição. Durante esta fase, os pacientes normalmente experimentam dor crescente, fraqueza na mão, e movimento limitado. E na quarta fase, sea doença progredir, as superfícies dos ossos em torno do semilunar também deterioram-se,e o punho pode tornar-se artrítico.


Embora não haja nenhuma cura completa para a doença de Kienböck, existem várias opções não cirúrgicas e cirúrgicas para tratar. Os objetivos do tratamento são aliviar a pressão sobre o semilunar e tentar restaurar o fluxo de sangue dentro do osso, este procedimento é chamado de revascularização e tende ao sucesso durante as fases iniciais da doença. Já nas fases subsequentes o tratamento cirúrgico é indicado procedimentos como a retirada do osso morto ou a fusão dos ossos do pulso pode aliviar a dor e melhorar a função.


Referências:


Lutsky K, Beredjiklian PK. Kienböck disease. J Hand Surg Am. 2012
Sep;37(9):1942-52.


Meek MF, Lunn PG. Sixty-year follow-up in an untreated patient with Kienböck disease. J Plast Surg Hand Surg. 2011 Dec;45(6):307-10.


Dr. José Fábio Lana